MISSÕES JEQUITINHONHA (MG)

Nossos Projetos

Nossos Projetos

PROJETO “ PADRINHOS DO  JEQUITINNHHOA”

Através deste projeto buscamos a ajuda financeira que nos permite tocar os vários outros projeto que temos em andamento.  Todos estes projetos são administrados pelo CEMSO = Centro Evangelístico Missionário Social, que tem sede a rua são Paulo 585 , na cidade de Itaobim e é presidida pelo Professor Edson Gomes e desde 2008 atua na região do Vale do Jequitinhonha tendo a sua visão voltada para o sertão desta região, onde o índice de desenvolvimento humano é o menor da América lática, com famílias vivendo a baixo da miséria.

Através das nossas incursões sociais evangelísticas missionárias, já visitamos 14 cidades do Vale do Jequitinhonha,( Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Berilo, Chapada do Norte, Padre Paraiso, Ponto dos Volantes, Itaobim, Itinga, Medina, Divisa Alegre, Pedra Azul e Jequitinhonha)  num total de 51. Estas incursões normalmente saem em ônibus do Estado do Rio de Janeiro e são levadas a cidade de Itaobim, onde temos nossa base de apoio, através do levantamento da nossa base de apoio somos levados as cidades do Vale do Jequitinhonha onde temos conhecimento das necessidades. Chegando nestes locais ficamos ali, geralmente por 4 dias, quando fazemos o levantamento das necessidades da Comunidade e dentro das nossas possibilidades damos inicio a um atendimento permanente das famílias que estão abaixo da linha da pobreza. Hoje temos ajudado famílias nas Comunidade de São Roque – Cidade de Itaobim, Comunidade de São Joanico – Cidade de Ponto dos Volantes e Assentamento Bela Vista – Cidade de Itinga.

Hoje temos uma base de apoio que fica na cidade de Itaobim – Rua São Paulo 585 – Centro,  onde temos como responsável  o Pr. Valdecir, e é desta base que partem todas as ações para os trabalhos no Vale do Jequitinhonha. Desta base já temos em ação várias ações social para este povo, tais como:  Adoção de família, hoje temos uma base de 90 famílias adotadas por nós e estas famílias recebem mensalmente uma variedade de ajudas, dependendo das suas necessidades, assim distribuímos mensalmente: Alimentos, leite, roupas, brinquedos, calçados, remédios, material escolar e ainda damos as ajudas emergenciais.

O CEMSO = Centro Evangelistico Missionário Social, não conta com a ajuda financeira de nenhuma instituição civil ou governamental, vivendo somente dos valores ofertados pelos PADRINHOS espalhados por vários estados do Brasil.

Como funciona o APADRINHAMENTO , as pessoas são apresentadas aos nossos projetos e ao desejarem estar participando, é lhe entregue uma ficha, onde a mesmo preenche como seus dados e colocando ali o valor a ser ofertado por mês. O valor mínimo para que possamos gerar uma boleta bancária , e este valor ser pago mensalmente através dos bancos é de R$ 20,00 ( vinte reis) mensais. É com esta ajuda dos PADRINHOS que administramos todos os nossos projetos.

Todos os nossos padrinhos tem acesso as nossas páginas na internet  , ACOMPANHANDO QUASE QUE EM TEMPO REAL A NOSSAS AÇÕES NO Vale do Jequitinhonha  e podem quando desejarem visitar a nossa base no Vale do Jequitinhonha, onde serão levados pelos nossos responsáveis aos locais onde estamos trabalhamos e verificar em loco como administramos os nossos projetos patrocinados pelos PADRINHOS. Hoje temos em funcionamento os seguintes projetos: - Projeto João de barro ( reforma de casas) – Projeto granja Familiar ( criação de galinhas) – Projeto da horta Comunitária ( Uma horta em cada casa) – Projeto de apicultura    ( Criaçao de abelhas) e projeto de alfabetização .

Para maiores informaçãoes: Tel( 21) 3337 6813 – FACE: Missoes Jequitinhonha_MG

 

PROJETO JOÃO DE BARRO( Construção de reforma de casas)

Através deste projeto socorremos as pessoas em situação de risco de morte pelo desabamento de suas casas. Muitas são as pessoas que precisam de ter uma moradia digna, pois a grande maioria dos lugares onde o CEMSO atua as casa são de adobe( tijolos de barro feitos no fundo do quintal) , ou de bambu e por serem muito antiga a maioria esta em estado de deteriorização muito grande, porem existem algumas que estão caindo mesmo, sobre a cabeça das famílias, neste caso não temos como fugir da responsabilidade de buscar ajuda para fazer outra casa ou reformar a casa em questão.

Em todos os três locais no Sertão do Vale do Jequitinhonha onde atuamos, temos que saber escolher quem irá ser atendido, isso em qualquer um dos nossos projetos, pois são tantas as necessidades, se formos olhar pelo olhar só do amor teremos que atender a todos, porém olhando pelo olhar da razão, pois não temos condições de fazer mais, escolhemos com o coração e orientação do Espírito Santo de Deus.

Não chegamos em nenhum lugar procurando casa para reformar ou reconstruir, pois se assim fizéssemos iríamos passar o nosso tempo todo reconstruindo ou reformando casa, normalmente vamos aos locais no Sertão do Vale do Jequitinhonha , desejosos de ajudar em as pessoas em suas necessidades mais urgentes e aí as vezes o mais urgente para aquela família é a casa.

Dentre as pessoas que já foram atendidas por nós no Vale do Jequitinhonha, está a LUCIENE, moradora da Comunidade do São Roque – Cidade de Itaobim, que a anos esperava por alguém fazer algo para ela e seus 7 filhos, em nossa última visita a família de LUCIENE no final de 2016 fomos tocados pelo Amor e pelo Espirito Santo de Deus e fomos buscar os amigos e parceiros para apoiar para reformarmos toda aquela casa que estava em risco de cair na primeira chuva, e graças a DEUS fomos atendidos em nosso apelo e a casa foi totalmente reformada e hoje está lá na Comunidade do São Roque – cidade de Itaobim para quem desejar conhecer. Temos sempre um lema “JUNTOS SOMOS MUITO FORTE” e somos mesmo, nossos PADRINHOS, tem feito muito pelo trabalho que realizamos no Vale do Jequitinhonha. Precisamos de mais PADRINHOS se fosse ainda não é um nos procure para ser e se você já é divulgue para trazer outras pessoas.

ACESSE nossa pagina no face: Missoes Jequitinhonha_MG

PROJETO DA GRANJA FAMILIAR ( criação de galinhas)

Através de um estudo das várias comunidade do Sertão do Vale do Jequitinhonha, tomamos conhecimento de pessoas que as vezes nada tem para comer. Para que estas pessoas possam buscar o seu próprio alimento e na hora que mais precisarem tenham de onde tirar, criamos o PROJETO GRANJA FAMILIAR.

Estamos mantendo uma granja matriz, onde temos várias cabeças de galinhas e galos, estas aves são criadas por nós em nossa granja, quando chegam já a condições de pintos, são doadas para as famílias para que elas possam criar. Neste projeto temos vários ensinos a passar para os moradores, um deles é que eles nunca devem comer as matrizes, caso contrario em muito breve eles terminaram com a granja deles.

O nosso projeto prevê levar para as famílias 5 franguinhas e um frango e também 12 metros de tela para galinheiro, ensinamos a fazer o galinheiro, ensinamos a técnica mínima para criação das aves e doamos para eles, para alguns ainda temos que doar a ração por algum tempo, porem em pouco tempo eles irão saber qual o melhor alimento para as suas aves.

Geralmente as franguinhas entram em postagem de ovos todas juntas, muito em breve eles terão cinco ninhada, se considerarmos cada uma franguinha chocando 10 ovos e de cada 10 ovos saírem 7 pintinhos e de cada pinhos 5 virarem ave adultas, em breve teremos mais 25 franguinhas(os) no galinheiro e ele aí terá a sua granja.

Todos esses projeto são alimentados como o apoio dos nossos PADRINHOS , por este motivo nós te chamamos, venha ser um de nossos PADRINHO e se você já é traga mais um.

Tel; (21) 3337 6813 – acesse: FACE – Missoes Jequitinhonha_MG

 

PROJETO DOCE VALE  ( criação de abelhas)

Nossa equipe do CEMSO = Centro Evangelístico Missionário Social, desbravando o Sertão do Vale do Jequitinhonha, chegou a determinada localidade onde era impossível a criação de galinhas e a implantação da horta Familiar, a falta de água a seca constante pela falta de chuva e dificuldade de acesse por falta de estradas. Como ajudar essas pessoas. Foi quando um de nossos voluntários observou a presença de uma abelha, de imediato veio a pergunta a UM  morador. Aqui tem abelhas? Ele disse : as vezes aparecem algumas perdidas por aqui. Foi a senha que precisávamos para levar para aquela região um projeto que pudesse atender aquela comunidade, assim nasceu o projeto “ DOCE VALE” .

Este voluntário se dispôs a fazer uma pesquisa para  aperfeiçoar na arte de  criação de abelhas, compramos 20 caixas, fumigador, telas, roupas, botas e todo material e assim foi criado e esta em andamento o projeto  “ DOCE VALE”.  Hoje estamos em face de teste, já que o custo do material é muito alto para nós termos mais de uma comédia, porém nesta comédia já temos 30 caixas e estamos iniciamos os moradores na arte de criar abelhas para tirar o mel e vários outros produtos.

Sempre contando com a ajuda das pessoas que nos ajudam, estamos buscando a melhoria de vida para as localidades por onde passamos, neste projeto já investimos mais de 10 salários mínimos, porém temos consciência que além daquela comunidade onde temos o projeto piloto, assim que dominarmos a técnica poderemos levar o projeto da apicultura para outras comunidades que tenha a mesma característica.

É por isso que precisamos de você PADRINHO, se você ainda não é um PADRINHO nos procure e entre para este seleto grupo, e com apenas a ajuda mínima de R$ 20,00 mensais você poderá fazer parte desta corrente de solidariedade.

Tel: (21) 3337 6813 – FACE: Missoes Jequitinhonha_MG